CHÁ DE ESPINHEIRA-SANTA CONTRA GASTRITE


A planta medicinal pode contribuir para o tratamento da gastrite e, embora não cure, alivia bastante as dores abdominais superiores. Confira como preparar um chá de espinheira-santa e evite este problema



Texto: Revista VivaSaúde especial Gastrite / Foto: Danilo Tanaka / Adaptação: Ana Paula Ferreira

Além de amenizar a gastrite, aespinheira-santa é também diurética, já que conta com a

presença de triterpenos. Foto: Danilo Tanaka

espinheira-santa é conhecida popularmente como “santo remédio”. Ainda que seja uma erva com alto poder cicatrizante da mucosa gástrica, é importante saber que ela precisa ser consumida em forma de chá para que atue positivamente no combate ao H. pylori. O chá de espinheira-santa contribui no tratamento da gastrite e, embora não curealivia bastante as dores abdominais superiores, conseguindo atacar também as úlceras estomacal e duodenal e refluxos gástricos, devido à diminuição da acidez estomacal que ocorrerá graças ao aumento da secreção gástrica proporcionado por esse chá. Nele serão encontrados taninos, alcaloides e minerais como cálcio, sódio e enxofre. Esse tonificante estomacal tem também ação anti-séptica graças a uma grande presença de taninos, substâncias que prontamente paralisam as fermentações gastrointestinais. A espinheira-santa é também diurética, já que conta com a presença de triterpenos.

Modo de usar: Como forma preventiva dos sintomas, tome uma xícara de chá antes de cada refeição se necessitar de tratamento contínuo, opte pelo chá antes de dormir.

Confira abaixo como preparar um chá digestivo com a planta:

Ingredientes

250 ml de água

1 colher (chá) de espinheira-santa

1 colher (chá) de alecrim

1 colher (chá) de folhas de hortelã

Preparo

Ferva 250 ml de água, retire do fogo, adicione as ervas e abafe por 20 min.

 

Veja Também